terça-feira, 15 de abril de 2008

Por que eu não creio em Deus?

Provavelmente 99% de todos os "cristãos" jamais fizeram essa pergunta a si mesmo. Aliás, provavelmente não, com certeza. As pessoas acreditam em Deus porque é bem mais cômodo pra elas, afinal, não será preciso responder a tantas perguntas.
Os ateus, todos eles, sabem que se uma pessoa perguntar a ele se ele acredita em Deus e ele disser "Não", logo virá aquela pergunta "Por que não?", e, sem dúvida, essa é uma pergunta difícil de responder. No entanto, se ele disser "Sim, é claro" é bem provável que o interlocutor pare por aí, por que é natural crêr em Deus. Desse modo, é visível como é mais fácil crêr a não crêr (obs.: não estou dizendo que crêr é igual a seguir doutrinas, isso é mais difícil).


Por que eu não creio?

●1º. Porque eu acho que a vida é muito pra ser insignificante. O paraíso, para os crentes, é a única coisa que importa, afinal, daqui você não leva nada. Então o que é a vida na Terra? Um teste. Só e somente só. Então nós devemos negar toda essa vida para poder conquistar a vida eterna? A vida que nos fez tão feliz às vezes, embora tão tristes outras? A vida que nos fez conhecer as pessoas que mais amamos? Será mesmo que nós temos que negar a tudo isso? Não. Eu disse não. E você também pode (xD). Aproveite cada segundo desta vida, ela é única. Não negue-a. Viva!

●2º. Porque ele é extramente egoísta (Deus). Como pode um ser criar uma raça de animais tão potente como a nossa somente para adorá-lo? Essa idéia é completamente absurda. Eu não posso me ver somente como um animal de estimação, cuja única função é entreter o dono, mesmo que o dono seja quem o alimente. Eu (e você) somos mais que isso.

●3º. Porque eu não preciso de um ser externo pra dar sentido a minha vida. As pessoas parece que não vêm que são elas que decidem o que vão fazer da vida. Elas é que dão sentido a vida delas, não os outros. Uma pessoa que acha que sem Deus a vida não tem sentido, provavelmente é porque ela não consegue dar significado a própria vida e precisa de algo para fazer isso por ela. As pessoas são preguiçosas.

Esses são três dos n motivos pelos quais os verdadeiros ateus não acreditam em Deus. Os outros virão mais adiante, agora eu quero saber:
Por que vocês (Luiz e leitores) acreditam em Deus?
Por favor, respondam sem o uso de suposições e se eventualmente alguém falar sobre necessidade, tente explicá-la.

(Jonnas P. Silva)

Um comentário:

Unknown disse...

Olha, achei corajoso o seu depoimento. Também concordo que ser religioso é muito mais confortável de viver nesta cultura judaico-cristã. Todas as religiões e crenças foram construídas no decorrer dos tempos. A fé é uma construção e as religiões também. Portanto, meu caro ateu, você está com toda a razão. Para confirmar, procure boas leituras, parta de Nietzche, Foucault,Bourdieu, leia sobre a construção social da realidade de Peter Berger e procure se informar sobre o conceito de cultura.O caminho é íngreme, mas vale a pena. Enfim,é dífícil de admitir, mas o que existe é um discurso religioso muito bem argumentado em todas as culturas e que sustenta o conceito de religião, ou seja, o Deus dos humanos foi inventado pelo próprio homem.Eu particularmente acho que o medo humano perante os mistérios universais é o ponto fraco no qual os discursos atuam e atuaram.